Tecnologia Display TFT LCD
A tecnologia TFT LCD (Thin-Film Transistor Liquid Crystal Display) é uma forma de exibição de tela plana que é usada em muitos dispositivos eletrônicos, como monitores de computador, televisores, smartphones e tablets. A tecnologia TFT é baseada em transistores finos-filmes que controlam a quantidade de luz que passa através dos cristais líquidos. LCD: Liquid Crystal Display, que se refere ao tipo de display usado.
Display TFT LCD genérico paraelo
A tela de display TFT LCD genérica paralela é a mais barata do mercado, mas também é considerada a pior em termos de qualidade. Ela é muito utilizada em modelos antigos da Samsung Galaxy J e Motorola, mas consome muita bateria e possui um toque de tela ruim, o que pode trazer problemas futuros. Atualmente, essas telas são pouco fabricadas e comercializadas no mercado de telas para celulares. Porém, muitos técnicos iniciantes na área optam por elas por causa do preço atrativo na aplicação da troca da tela.
É importante entender a tecnologia do display do seu celular para comprar uma tela genérica adequada para o seu aparelho. Ou seja, se o seu telefone usa tecnologia TFT LCD, deve substituí-lo por outra genérica TFT LCD, desde que a genérica seja de boa qualidade. Agora, usar uma tela TFT LCD na troca de um display OLED ou AMOLED, que é muito comum hoje em dia, pode trazer problemas e prejuízos. Um dos problemas é que a espessura da tela TFT LCD é muito grossa, deixando o telefone celular com aspecto feio e vazando luz na lateral da borda do aparelho. Além disso, a tela fica desalinhada e, na aplicação da película protetora, bolhas de ar podem aparecer. Telas AMOLED são mais finas e de melhor qualidade a diferença na troca por uma tela TFT LCD fica muito visível.
Alguns vídeos no YouTube sugerem lixar o chassi do celular para deixá-lo mais baixo e encaixar a tela TFT LCD genérica, mas isso não é recomendável. Além de deixar o celular mais frágil, outros componentes podem apresentar problemas no futuro.
É como pegar a tela de um Gran Prime e colocá-la em um Galaxy S21. O resultado é um “Frankencell”, uma mistura de Frankenstein com celular (risos). Brincadeiras à parte, para você que está começando agora, estude sobre as tecnologias das telas para não ter prejuízos. Desejo muito sucesso e bons estudos!